6 de janeiro de 2011

Sri Lanka


Para começar bem este ano decidi mudar o visual do meu blogue. Durante o tempo que estive ausente, visitei vários lugares e conheci várias culturas. 

Começo por falar do Sri Lanka. É um país muito pobre mas com umas paisagens incríveis, até parece que estás noutro mundo. E quem diria que foram os portugueses os primeiros europeus a visitar a ilha. É um dos maiores produtores de chá a nível mundial, os seus habitantes também são grandes consumidores de chá.
 



Esta é uma das muitas plantações de chá que vi. Andamos vários quilómetros em que a paisagem era toda assim, chá por todo lado e montanha. No final visitamos a fabrica de Mackwoods Tea, é uma marca inglesa, supostamente é o chá que a Rainha da Inglaterra bebe. Eu comprei aqui varias qualidades de chá e de vários sabores e tenho que confessar que são muito saborosos. Vale a pena experimentar!!!
O Sri Lanka tem uma óptima gastronomia, mas confesso que nos últimos dias já estava um pouco enjoada de comer curry, todos os pratos o tinham. Neste país experimentei novas frutas que nunca tinha provado nem sequer imaginava que existissem. Aqui, estou eu a fazer uma pausa no itinerário e a comer uma banana vermelha, é parecida as bananas normais mas mais doce.


Estas são as bananas cinzentas, mas só se podem comer depois de serem cozinhas.


Também provei coco cor-de-laranja, mas não gostei muito, era enjoativo. Talvez se o coco estivesse fresco fosse melhor, mas o sumo que tinha dentro estava muito quente. Não sei se influenciou alguma coisa.



E como não podia deixar de ser, fui ao mercado. Tinha fruta deliciosa e de várias cores e texturas. No mercado vendia-se também arroz,  especiarias de todas as qualidades, carnes e peixe. O Sri Lanka também é um grande produtor de arroz e de especiarias. Fiquei espantada com as coisas que lá se produz e no entanto é um país muito pobre. As únicas cidades que vi mais desenvolvidas foi Colombo e Kandy, aí já existe mais condições. Durante a minha estadia, visitei tudo o que o país pode oferecer. Estive na praia, na montanha, na cidade, no campo, na floresta, fiz um safari na selva, visitei os Templos Budista. Achei tudo magnifico, mas o melhor de tudo foi andar de elefante, é uma sensação incrível.

Mercado - Fruta da Região
Mercado - Arroz e Especiarias
Mercado - Peixe seco

Quando vi o talho e a peixaria, confesso que me deixou impressionada a falta de condições, principalmente na carne. Este mercado estava situado numa pequena aldeia na montanha.


Ainda tenho mais coisas para publicar mas estou sem tempo.

7 comentários:

  1. EU QUE ADORO CHÁ IA GOSTAR ESSA VISITA.
    ADOREI AS FOTOS DO MERCADO,TUDO TÃO TRADICIONAL COMO JÁ NÃO SE VÁ POR ESTES LADOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Isso é que é passear e conhecer novas culturas.
    Diverte-te e aproveita bem.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlinha, tudo bem?
    Que belo passeio!Viagei junto com as tuas fotografias rsrs

    Olha, tenho um desafio no meu Blog pra vc. Caso não querira aprticipar eu vou entender. Mas, caso tenha participado em convite de outro blog, deixa o link para eu ler e poder conhecer um pouco mais de você e seus gostos...

    EXCLUIR A MESAGEM ANTERIOR PQ ESCREVI ERRADO RSRS

    Um abraço com muito carinho

    Maria

    ResponderEliminar
  5. Que linda viagem,.....só imagens bonitas!
    Beijinhos

    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. desculpa querida mas, o srilanka nao eh tao pobre quanto vc fala.melhor vc ler mais sobre o pais.

    ResponderEliminar
  7. desculpa querida mas, o srilanka nao eh tao pobre quanto vc fala.melhor vc ler mais sobre o pais.

    ResponderEliminar